sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O cineasta Zózimo Bulbul morre no dia de ontem no Rio de Janeiro

Lamento a morte de Zózimo Bulbul, é sem dúvida um exemplo para aqueles que como eu, está iniciando a sua história no cinema. Resolvi nada escrever, apenas copiei aqui um texto que peguei no Facebook do Joel Zito Araújo, que acredito que já diz tudo. Obrigada Zózimo!!! MINHA HOMENAGEM AO ZÓZIMO, PUBLICADA NA FOLHA DE SÃO PAULO, HOJE. Foi o primeiro cineasta negro a confrontar o mito da democracia racial JOEL ZITO ARAÚJO Como se mede a importância de um artista? Pela obra deixada? Pela rede de amigos? Pela capacidade de impactar a sociedade? Ator e diretor, Zózimo Bulbul, falecido ontem, preencheria com louvor todos os quesitos. Além de artista profícuo, Zózimo foi, entre os cineastas negros, o primeiro a escapar e confrontar-se com o mito da democracia racial. O racismo brasileiro, com sua pretensa sutileza, incomodou e provocou a sua sensibilidade. Mesmo tendo uma grande beleza física, criatividade e uma enorme capacidade de fazer amigos e agregar pessoas, também sempre foi uma de suas vítimas. Um outro legado do Zózimo foram seus esforços em estreitar os laços entre a África, a diáspora negra e o Brasil. Esse é o propósito do Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe, que está em sua 7ª edição, do qual ele foi criador e curador. Ao assistir "Amor", de Michael Haneke, revi o que assistia na rotina do casal amigo. Diante do avanço rápido da doença, Biza Vianna, sua companheira por 25 anos, cuidava do seu amor com o mesmo misto de devoção e bravura do personagem do marido no filme. Zózimo, um apaixonado pela África e pelas religiões de matriz africana, criou com ela o Centro Afro Carioca de Cinema, espaço de formação de novos cineastas e de difusão da cultura negra. Nós, cineastas afro-brasileiros, estamos tristes e de luto. Mas, seguramente, no Orum, hoje é um dia de festa. JOEL ZITO ARAÚJO é cineasta, diretor de "A Negação do Brasil" e "As Filhas do Vento". (Folha de S.Paulo, 25.1.2013)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Walmor Chagas cai nos braços de Dionisios

Hoje morreu o ator Walmor Chagas. Na TV, na internet, no rádio, todos lamentam e se perguntam o que aconteceu, eu prefiro apenas agradecer pela dadiva de ter visto esse homem atuando, infelizmente não no teatro, apenas na tela da TV e do cinema, mas um aprendizado. É uma grande perca para o mundo artístico e para todos que amam a dramaturgia.
Deixo aqui os links da imprensa sobre a morte deste monstro sagrado das artes. http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/01/walmor-chagas-morre-aos-82-anos.html http://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2013/01/18/walmor-chagas-e-encontrado-morto-com-tiro-em-guaratingueta.htm http://diversao.terra.com.br/gente/ator-walmor-chagas-e-encontrado-morto-aos-82-anos,7ebcf55b07f4c310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html http://diversao.terra.com.br/gente/ator-walmor-chagas-e-encontrado-morto-aos-82-anos,7ebcf55b07f4c310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Olá, Mas uma vez faço um blog, mas dessa vez é para valer. Quero falar de arte de uma maneira geral, escrever sobre filmes, exposições, musicas, fotografia, poesia,decoração, moda, culinária enfim sobre tudo que me chamar atenção. Não serão textos de uma especialista, mas de uma pessoa que gosto do que vê e ouve, simples assim. Espero que possam curtir muito, assim como eu. Um abs.